21 de maio de 2011

Resultado - 138ª Semana

Em tempos de postagens escassas e blogs sendo fechados tão rápido quanto são criados o Blorkutando passa por mudanças. Por 3 anos estamos no ar e já vimos de tudo um pouco. Vivemos o boom da blogosfera, estivemos na crista da onda. Eram mais de setenta participações semanais. Hoje não passamos de vinte. Isso representa bem a fase atual da blogosfera. Alguns bons blogueiros ainda vivem espalhados por ai. São pequenos grupos. Apesar do que dizem os centros de pesquisa não acredito que os blogs morrerão. Essa pauta nasceu de um texto que escrevi no meu blog semanas atrás depois de ler um artigo do NY Times. Nada mais coerente levantar esse assunto em um projeto que vive essencialmente de blogs. Estamos justamente nos adaptando aos novos tempos. Tempo esse em que os blogs viverão sim, mas de uma nova maneira. Cada um tem o seu jeito de enxergar e viver essa fase. Mas em geral todos concordam que não é o fim. Assim como os livros não morreram com o crescimento da internet os blogs permanecerão. Os quatro textos selecionados nessa semana em ordem alfabética foram:

"A União faz a...Blogosfera" em "A Pseudociência" por Tiêgo Alencar
 Juro, em toda a minha existência na blogosfera, não me lembro de ter assistido tamanha regressão em termos de qualidade técnica. Se antes qualquer um abria um blog, cuspia inconveniências que até serviam para nos mostrar alguma coisa e ficava por isso mesmo, agora a coisa piorou. Os blogueiros perdem seu tempo “escrevendo” sobre o que sabem (ou não sabem), descuidando-se totalmente daquilo que é de maior importância, o conteúdo. [...]

"O Encanto não Acabou!" em "Cão sem Plumas" por James Pimentel
 Por mais que as pessoas estejam abandonando o uso dos blogs, afirmo com convicção é temporariamente. Nada substitui esse espaço onde as pessoas podem perpetuar seus pensamentos, compartilhar seus sentimentos e opinar sobre fatos atuais que envolvem a sociedade, coisas que o twitter e o facebook não permitem fazer. Na verdade, tudo se completa: o blogueiro atualiza sua página na web, divulga pelo twitter e comenta com o uso do facebook. [...]

"Blogs Survive" em "In My Place" por Leila Hani
 Os blogs vão acabar? Provavelmente; em algum momento, mesmo nós que continuamos firmes e fortes, atualizando constantemente, vamos começar a nos sentir desmotivados a escrever sem ninguém para ler e deixar um comentário, porque, por mais que a gente diga que escreve para si mesmo, isso nunca é totalmente verdade, se fosse, não se colocava na internet ao acesso de milhões de pessoas, não é mesmo? [...]

"Bloguemos!" em "Pensamentos ao Vento" por Raíssa
 A junção de todas as redes sociais é a melhor solução. Dependendo do que você quer alcançar com o seu blog, é interessante criar um perfil só dele no Twitter, no Facebook, Orkut, Youtube, Flickr, etc. Pela capacidade de adaptação que os blogs têm mostrado ter e processo de renovação pelo qual têm passado constantemente, nada me faz pensar o contrário: os blogs vieram para ficar, e por muito mais tempo. [...] 

Primeira semana sem o pódio, é isso mesmo ABOLIMOS o pódio. A partir de agora estamos mudando alguns pontos no Blorkutando. Se você está interessado em saber quais são essas mudanças dê uma passada na nossa comunidade. Até o final do mês de junho todas as novas ideias serão implementadas. Começando pelo blog que em breve ganhará nova cara e estará num domínio próprio. Parabéns aos blogs publicados. Essa semana como tivemos 8 participações foram 4 publicados. Se subir um sobe o outro também. Dentre as principais novidades estão o sistema de publicação do resultado, as pautas/temas escolhidos e a criação de colunas e seções no futuro site Blorkutando. Não deixe de se informar. Dependendo do sucesso do novo formato podemos até conseguir parcerias e fazer promoções e sorteios. Vamos torcer que dê certo. São mais 3 anos de projeto e não quero ver ele morrer. A blogosfera ainda vai viver muito e o Bk é parte disso. Obrigado a todos que participaram e até breve!

12 comentários:

  1. Os blogs escolhidos fugiram do tema e não dizeram qual o motivo de alguns blogueiros estarem saindo da blogosfera e como será seu futuro.
    Mais uma vez os mesmos no pódio...

    ResponderExcluir
  2. Sem pódio, mas com os mesmos selecionados.
    Tinha que mudar o método de avaliação.

    ResponderExcluir
  3. Mudamos o método de avaliação e escolhemos de maneira totalmente diferente.

    E por favor comentem mostrando quem é. Para vermos os seus blogs e identificarmos o problema. Vermos porque o texto de vocês não ganharam.

    Querem que outras pessoas ganham, mas quem participa toda semana é quem está ai em cima. Vai ser publicado como se não participa?

    Mostrem o rosto, nome, blog. Anonimato não ajuda em nada.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkk, é tenso isso!!!!
    Gente, acorda! Essa de ficar dizendo que é sempre as mesmas pessoas não cola como argumento. Estude, aprenda, mude, aí depois venha reclamar.

    ResponderExcluir
  5. ô sua anônima (que eu sei que foi uma mulher) leia atentamente a proposta da pauta.. O bk não pediu soluções [somente], mas pediu tbm a opinião sobre a problemática.

    ResponderExcluir
  6. Ah, gente, por favor! Se forem as mesmas gurias do tópico, paciência porque agradar a todos não rola. As meninas da moderação deixaram claro que mudariam o método de avaliação e caso não tenha reparado, anônima querida (faço minhas as palavras do James, é uma mulher e não dá nem pra disfarçar), todos explicitamos os motivos da evasão dos blogueiros da blogosfera e ainda por cima demos sugestões de como melhorar a situação. Sinto muito se você participou e não correspondeu às expectativas.

    E mais uma coisa: Yasmin disse tudo. Anonimato nãõ ajuda em nada. Se quer colaborar, dê a sua cara a tapa porque quem tem coragem e quer fazer valer o desejo de mudança, no mínimo diz quem é. Covardia.

    PS: me sinto honradíssimo em ter ganho na primeira semana do novo formato do Blorkutando! :D

    ResponderExcluir
  7. Outra coisa se a pessoa não percebeu publicamos um TRECHO do texto que foi escolhido. A obrigação antes de vir comentar é ler o texto todo.

    Não dá para publicar os 4 textos da semana inteiros aqui no blog. Só escolhemos o trecho marcante, interessante e colocamos como prequel aqui e deixamos os "[...]" para você continuar e ler, e assim saber se foi bom ou ruim.

    ResponderExcluir
  8. Disse tudo Tiêgo!
    Ah, por favor, vamos ser menos infantil e não criar teorias da conspiração?

    ResponderExcluir
  9. Mais uma coisa. A ordem é ALFABÉTICA. Não tem nada a ver com 1º, 2º e 3º.

    É especular falar qual ordem é qual. Nem nós sabemos.

    ResponderExcluir
  10. Estava tão cego de indignação que nem me toquei que a guria disse um "DIZERAM" maravihoso em seu argumento genial de como o Blorkutando tem sempre os mesmos selecionados.
    Acho que anônimo nenhum vai conseguir alguma coisa na vida soltando um "DIZERAM", principalmente quando se sabe que é minoria e que seus argumentos TEM que ser válidos. Perdeu um ponto.
    Outro: Yasmin esclareceu completamente que O PÓDIO FOI ABOLIDO. Tão logo, a ordem alfabética deveria predominar na hora da colocação! Perdeu dois pontos.
    E por fim, completando o que a Leila disse: vamos parar de infantilidade? Caso queira falar alguma coisa, é preciso ler os textos e avaliar muito bem antes de falar! Oras, era só o que faltava! Perdeu todos os pontos!
    E que se existir outro anônimo pra comentar por aqui, que saiba no mínimo conjugar o verbo dizer no passado.

    ResponderExcluir
  11. É, pelo visto os anônimos não vão responder. Tirei a opção comentar em anônimo e a pessoa não vai ter coragem de mostrar as fuças. Vergonha alheia.

    ResponderExcluir
  12. Isso é lamentável. Mudamos o formato do projeto da forma mais democrática possível, e ainda temos que aguentar comentários, em anônimo, desse tipo. Enfim, a Yasmin deixou tudo bem claro, agora tirem as conclusões que quiserem.

    ResponderExcluir